Material impulsionado pela luz pode ajudar a explorar Marte

“Sua densidade é semelhante à da atmosfera marciana”, diz pesquisador de universidade norte-americana.
Engenheiros da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveram um material com peso quase zero capaz de levitar impulsionado pela luz.
A substância pesa um terço de miligrama e é tão fina quanto algumas fileiras de DNA, uma espécie de “nanocartão”. O conceito é o mesmo do papelão usado em caixas, estruturado como um sanduíche.

Agora imagine enviar milhares de robôs compostos por este material para voar pela atmosfera de planetas do Sistema Solar, a começar por Marte.
Não é por menos que esta tecnologia está sendo vista como uma alternativa ao Mars Helicopter, um veículo autônomo que deve ser lançado na atmosfera de Marte pelo rover Mars Perseverance.

O engenheiro mecânico Igor Bargatin, da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade da Pensilvânia, explicou:
“Se algo der errado com o Mars Helicopter, a missão termina. Estamos propondo uma abordagem totalmente diferente.”
E, segundo o TecMundo, acrescentou:
“Essas estruturas levitam apenas com base nas diferenças de temperatura. O mais emocionante é pensar em quão longe elas podem ir carregando cargas úteis.”
A versão atual do nanocartão ainda não voa ao nível do mar, mas pode ir até a mesosfera terrestre. Bargatin completou:
“Sua densidade é semelhante à da atmosfera marciana. Hoje, somente foguetes passam por ela, subindo e descendo. Sensores nos dariam conhecimento da atmosfera e teríamos melhores previsões sobre o clima da Terra.”
LEIA NO SITE » Material impulsionado pela luz pode ajudar a explorar Marte
Comentários
Postar um comentário